CALL FOR PAPERS

masfjournalLOGO

Nº4 

English version (download)

Template PT (download)

MASF JOURNAL é uma publicação em suporte digital, com periodicidade anual, associada à iniciativa “As Conferências do Museu” de Arte Sacra do Funchal. 

A publicação é de acesso livre.

A revista surge da necessidade de divulgar os temas desenvolvidos nas comunicações apresentadas pelos conferencistas participantes n’As Conferências do Museu constituindo-se como plataforma de partilha e divulgação de ideias e conhecimento gerado.

A estrutura adotada contempla ainda um espaço destinado à chamada de trabalhos (call for papers) aberta a todos aqueles que de alguma forma pretendam publicar sobre o tema de cada edição. Admite-se a publicação de textos produzidos em língua portuguesa (preferencial), inglesa, francesa ou espanhola. 

Esta chamada objetiva a divulgação de textos sobre investigações, estudos e ações desenvolvidas e/ou em desenvolvimento, relacionados com o tema de cada ano, dentro dos formatos:

– Artigos (até 5000 palavras);

– Recensões (até 1500 palavras); 

– Atividades (até 1500 palavras);

– Notícias ou acontecimentos relevantes (até 1500 palavras). 

Estudos sobre o MASF e as suas coleções

Além dos temas específicos afetos à edição de cada ano das Conferências do Museu, o nº4 do MASF Journal abre espaço na chamada para trabalhos dentro dos mesmos formatos, para contributos que digam respeito a estudos e investigações diretamente relacionados com as suas coleções e que acrescentem novos conhecimentos sobre as mesmas. 

Com vista à qualidade e adequação dos textos ao tema de cada edição, as contribuições submetidas à publicação na revista, estão sujeitas a uma avaliação pela Comissão Científica, através do sistema de revisão cega por pares (peer-review).

TEMA DA EDIÇÃO DE 2021

Museografia: Espaços e Discursos

O tema da quarta edição d’ As Conferências do Museu pretendeu criar um espaço de reflexão e partilha de métodos de trabalho em torno das diferentes dimensões da Museografia, designadamente em torno das técnicas e práticas relativas ao funcionamento integral de um museu. Deu-se especial relevo à dimensão da exposição, na forma como se desenha a partir de negociações com os diferentes protagonistas de um projeto expositivo, com a arte e o património, com os espaços e os lugares, com a arquitetura e o design, com os públicos, a História e a Cultura.

Conteúdos sugeridos para submissão (exemplos):

– O lugar da museografia na (re) definição atual do conceito de museu;

– Adaptações de edifícios históricos a museus e exposições;

– A Museografia e a acessibilidade em museus;

– Museografia e tipologias de exposições;

– A Museografia no ensino superior em Portugal: cursos, programas e projetos;

– Desafios da exposição do sagrado em museus;

– A museografia no contexto dos Bens Culturais da Igreja;

– As técnicas de exposição;

– A luminotecnia nas exposições;

– O espaço expositivo/contentor enquanto “ecossistema” dos bens culturais (meio ambiente: luz; poluentes; humidade relativa e temperatura)

– Dispositivos e equipamentos museográficos (vitrinas, painéis, equipamentos interativos, equipamentos tecnológicos, etc.)

– A cor no espaço expositivo

– Casos de estudo.

SUBMISSÃO / CONVITE À PARTICIPAÇÃO

  1. Os artigos deverão ser submetidos até ao dia 12 de setembro, via correio eletrónico: masfjournal@masf.pt;
  • Os autores deverão enviar o ficheiro em formato word e não em pdf. O documento deverá ser identificado com o sobrenome do autor principal (ex: ferreira_artigo ou vasconcelos_recensao ou mendes_noticia).

DATAS – SUBMISSÃO / CONVITE À PARTICIPAÇÃO

Abertura – 19 de abril de 2021

Fecho – 12 de setembro de 2021 

Aprovação científica – até 30 de novembro de 2021

Para qualquer esclarecimento poderá contatar a equipa editorial através dos seguintes contatos:

masfjournal@gmail.com

tel. 291228900